The Looking Glass

Séries de Tv
Séries A última temporada de Lost finalmente começou. John Locke terá seu final redentor? A bomba explodiu ou não? Quem é Jacob? Essas são apenas algumas perguntas que os fãs esperam ver respondidas. Enquanto isso, outras séries como Fringe, House e The Good Wife avançam em suas tramas e várias comédias nos divertem.
Sob Efeito
Sob Efeito Veja no maior site de vídeos do mundo as opiniões sobre filmes, séries e afins, ainda sob efeito imediato dos mesmos.
Crítica: 2012
2012 Roland Emmerich está de volta aos cinemas, trazendo mais um excelente filme-catástrofe. Será que veremos um vislumbre do futuro?
Cinema
Cinema Vários filmes chegam em 2009 aos cinemas. A nova versão de Sherlock Holmes e o explosivo G.I.Joe estão entre eles. Mais um excelente ano para os amantes da 7ª arte.
Clássicos da Tv
Friends Momentos marcantes de uma das séries de Tv mais inesquecíveis de todos os tempos.
Clássicos do Cinema
Cinema Muitos filmes são muito mais que isso, são verdadeiros clássicos. Aqui relembramos desses ícones do cinema.
Generalidades
Generalidades TOP 3, vídeos divertidos e todo tipo de posts gerais do blog.
Últimos Artigos
Arquivos
Produção por

Paranigma Templates

BLOGGER



domingo, 25 de maio de 2008
Ele salvou o berço da civilização
Antes de partir em busca da Arca da Aliança, o herói arqueólogo foi até a Índia, onde enfrentou uma seita maligna. Embora muitos não saibam, o 2º filme da série, na verdade, é um prequel e se passa, cronologicamente, antes do primeiro. Vamos relembrar agora de Indiana Jones e o Templo da Perdição.

Indiana Jones e o Templo da Perdição

Como sempre, o filme começa no final de uma aventura de Indiana. Estamos em Xangai, no ano de 1935, onde o Dr.Jones se encontra com o mafioso Lao Che, com quem pretende trocar as cinzas de um Imperador da Dinastia Chu por um diamante.

Indiana Jones e o Templo da Perdição

Essa missão serve justamente para mostrar mais de uma faceta pouco lembrada do herói: o seu lado mercenário. Esse, inclusive, é o motivo desse filme se passar antes do primeiro, pois pretendia-se mostrar que Indiana Jones era alguém ambicioso e com falhas de caráter, antes de tornar-se alguém mais ético e que levava as relíquias aos museus (ganhando um por fora, é claro).

O encontro com Lao Che ocorre no "Clube Obi Wan" (referência óbvia de Star Wars), onde conhecemos a cantora de cabaré Willie Scott. O musical que abre a cena é excelente, provando que a série, de fato, abrange todos os gêneros. A conversa com o mafioso é tensa, com Indy até fazendo Willie de refém, mas tudo acaba bem e o arqueólogo entrega as cinzas e recebe o diamante.

Indiana Jones e o Templo da Perdição

Porém, ocorre uma reviravolta quando o herói bebe um pouco de champagne. Os mafiosos gargalham, dizendo que o herói foi envenenado e deveria devolver o diamante em troca do antídoto. Nesse momento, ocorre uma das lutas mais loucas de toda a série. Um dos garçons era aliado de Indy, acaba baleado e começa a confusão. O frasco de remédio e o diamante caem no chão, as pessoas correm, chutando os objetos para longe. Indy tenta pegar o frasco e a ambiciosa Willie o diamante.

Por fim, a moça acha o frasco, Jones a segura e pula pela janela. Indo para o carro, onde conhecemos um dos melhores personagens do filme, o garoto chinês Short Round. O menino, por mais bizarro que pareça, é o motorista do herói e seu parceiro. Indy toma o antídoto e o grupo foge para o aeroporto, onde pegam carona em um avião cargueiro.

Indiana Jones e o Templo da Perdição

Lao Che e seus capangas chegam a tempo de ver o Dr.Jones entrando no avião, o herói sorri e deseja melhor sorte para o mafioso, fechando a porta. E nesta está escrito "Lao Che Carga Áerea", provando que não foi um bom negócio essa carona.

No meio da viagem, os pilotos provocam um vazamento de combustível e pulam de pára-quedas, deixando o grupo em uma queda iminente. Eles acordam e, sem pára-quedas, pulam do avião em um bote inflável, em uma daquelas cenas difíceis de engolir, mas hilárias.

Indiana Jones e seus companheiros acabam parando na Índia, em uma aldeia chamada Mayapore. Lá, o sábio revela a existência de um grande mal que ressurgiu no Palácio Pankot, levando todas as crianças da aldeia e uma das pedras de Sankara, que protegia Mayapore.

Indiana Jones e o Templo da Perdição

O grupo se dirige ao palácio, onde conhecem o Marajá. Willie está animada, esperando que poderia se casar com ele, porém, ele é apenas uma criança. O jantar que ocorre nesse momento é uma das cenas mais clássicas da série, enquanto Indiana Jones conversa com Chattar Lal, o 1º Ministro do Marajá, sobre os problemas da aldeia e a sinistra seita Tugue, que teria habitado aquela castelo há muitos anos, Short Round e Willie passam apuros com a sinistra culinária local.

Indiana Jones e o Templo da Perdição

O Marajá afirma que a seita fez coisas terríveis, que envergonham o povo e, portanto, não existiria mais. Porém, Indiana Jones é atacado durante a noite e, junto com Willie e Short, encontra uma passagem secreta e começam a vasculhar o castelo.

Nesse momento ocorre uma das cenas mais hilárias do filme, quando Indy e Short ficam presos em uma sala, com o teto cheio de espinhos descendo em direção a eles. Do lado de fora, Willie está coberta de insetos e precisa encontrar o dispositivo que desarma a sala. Ela consegue, porém ao entrar na sala acaba ativando-a novamente, mas eles conseguem sair a tempo. Só que o chapéu fica para trás, sendo resgatado no último segundo. Muito bom e uma cena icônica, quem não lembra do Gato de Botas fazendo o mesmo em Shrek?

Mais a frente eles conhecem aquele que seria o grande vilão do filme: o feiticeiro Mola Ram. Ele é o líder da seita Tugue, que está realizando um sacríficio humano para seus deus, Kali. Uma das cenas mais clássicas, onde um coração é arrancado e impressionou muita gente.

Indiana Jones e o Templo da Perdição

Indiana Jones vê também as pedras de Sankara no altar, tentando pegá-las quando termina o ritual. Porém, tudo dá errado e o herói é capturado, assim como Short e Willie. O menino é colocado junto com as crianças da aldeia, trabalhando em uma mina, já Willie será a próxima vítima a ser sacrificada em nome de Kali.

E o que aconteceu com Indy? Ele é obrigado a beber o sangue de Kali, tornando-se um "zumbi" escravizado pela seita. Short sofre na escavação, que tem como objetivo encontrar as duas pedras perdidas de Sankara, porém ele consegue quebrar a corrente e foge.

O menino chega no momento exato que Willie será sacrificada. E, para piorar, quem a está sacrificando é o próprio Indy. Short tenta acordá-lo, levando um tapa no rosto. Uma cena que nos incomoda muito, pois vemos uma criança apanhando do herói do filme. Mas Short não desiste, queimando Indy com uma tocha, acordando-o.

Os dois, então, soltam Willie, pegam as pedras e iniciam uma fuga alucinada, que inclui a fantástica cena dos trilhos. Só que, antes disso, eles libertam as crianças escravizadas.

Indiana Jones e o Templo da Perdição

Depois que o carrinho deles pára, ocorre uma inundação provocada por Mola Ram. Assim, Indiana acaba se separando de Short e Willie, que são recapturados pelos Tugues. O herói encontra dois espadachins, que fazem toda uma preparação para enfrentá-lo, muito semelhante ao guerreiro do filme anterior. Porém, Indy não consegue derrubá-los com apenas um tiro, pois perdeu sua arma. Hilário.

Indiana Jones e o Templo da Perdição

A perseguição segue para uma ponte de corda, onde Indiana Jones é cercado pelos Tugues. O herói ameaça jogar as pedras, mas isso não abate Mola Ram, que acredita poder encontrá-las depois. Indy faz uma nova ameaça, dessa vez de cortar as cordas da ponte. Mola Ram então segue pela ponte, com Willie e Short à frente, pois acredita que isso pararia o arqueólogo.

Indiana Jones e o Templo da Perdição

Só que, como diria Short Round, o Dr.Jones é louco. O herói dá um sinal para seu parceiro mirim, que avisa Willie, os três se amarram na ponte e Indy a corta.

Vários capangas morrem na queda, Willie e Short ficam pendurados, mas conseguem subir. Ainda permanecem pendurados Indiana Jones e Mola Ram, que começam a disputar a bolsa com as pedras sagradas. O feiticeiro ameaça arrancar o coração de Indy, que se defende e, surpreendentemente, recita um feitiço.

As pedras entram em chamas, derrubando o feiticeiro. Duas pedras também caem, mas o herói salva uma, que ele devolve para a aldeia Mayapore. O restante da seita Tugue é derrotado pelos soldados ingleses, convocados pelo jovem Marajá, que foi libertado do transe por Short Round.

E, com o clássico beijo na mocinha, termina então essa grande aventura.

Indiana Jones e o Templo da Perdição

Indiana Jones e o Templo da Perdição estreou em 1984, três anos depois do 1º filme. É um filme que divide opiniões, muitos o consideram o melhor por ser aventura pura, mais sombrio e que não se preocupa muito em explicações. Afinal, Indy cai, literalmente, em meio à aventura, diferente dos outros filmes onde existe uma motivação. Outros fãs o consideram o mais fraco, justamente por esses motivos.

Algumas curiosidades sobre esse filme:

* Steven Spielberg não gostou do resultado final do filme, afirmando que a melhor coisa deste foi a atriz Kate Capshaw (Willie Scott), com quem se casou;

* o ator Jonathan Ke Quan, que interpreta Short Round, foi ao teste de elenco para acompanhar o irmão, mas as dicas que dava eram tão boas que ganhou o papel;

* George Lucas estava passando por um divórcio, o que teria sido o motivo do filme ser mais sombrio e, inclusive, seria a motivação da cena de "arrancar o coração";

* Willie Scott e Short Round são os nomes dos cachorros de Steven Spielberg e do roteirista Willard Huyck, respectivamente;

* Jonathan Ke Quan participou do clássico infantil Os Goonies, uma espécie de "Indiana Jones infantil";

* o sábio da vila fala em inglês, mas não sabe o idioma, ele apenas repetia o que Steven Spielberg falava ao seu lado;

* Sharon Stone foi cogitada para o papel de Willie Scott;

* a cena clássica do mapa durante as viagens só ocorre uma vez;

* a classificação PG-13 surgiu com esse filme;

* Amrish Puri, o Mola Ram, teve que raspar os cabelos para o papel, isso criou tal impressão que ele decidiu manter a cabeça raspada e tornou-se um dos mais populares vilões do cinema indiano;

* Harrison Ford teve uma hérnia durante as filmagens;

* o filme foi considerado racista na Índia;

* a idéia de fazer um prequel foi de George Lucas.

Para encerrar, o trailer original do filme:



posted by Eddie @ 06:38  
 - 

« Voltar

Perfil

Nome: Eddie
Origem: Uma galáxia distante, em um futuro próximo de um Universo Paralelo
Fã de: HQs, séries, filmes e agora, RPG
Último bom filme visto: Star Trek
Página do Orkut
Links