The Looking Glass

Séries de Tv
Séries A última temporada de Lost finalmente começou. John Locke terá seu final redentor? A bomba explodiu ou não? Quem é Jacob? Essas são apenas algumas perguntas que os fãs esperam ver respondidas. Enquanto isso, outras séries como Fringe, House e The Good Wife avançam em suas tramas e várias comédias nos divertem.
Sob Efeito
Sob Efeito Veja no maior site de vídeos do mundo as opiniões sobre filmes, séries e afins, ainda sob efeito imediato dos mesmos.
Crítica: 2012
2012 Roland Emmerich está de volta aos cinemas, trazendo mais um excelente filme-catástrofe. Será que veremos um vislumbre do futuro?
Cinema
Cinema Vários filmes chegam em 2009 aos cinemas. A nova versão de Sherlock Holmes e o explosivo G.I.Joe estão entre eles. Mais um excelente ano para os amantes da 7ª arte.
Clássicos da Tv
Friends Momentos marcantes de uma das séries de Tv mais inesquecíveis de todos os tempos.
Clássicos do Cinema
Cinema Muitos filmes são muito mais que isso, são verdadeiros clássicos. Aqui relembramos desses ícones do cinema.
Generalidades
Generalidades TOP 3, vídeos divertidos e todo tipo de posts gerais do blog.
Últimos Artigos
Arquivos
Produção por

Paranigma Templates

BLOGGER



sábado, 24 de maio de 2008
Ele protegeu o poder divino
O filme Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal estreou essa semana, portanto, para entrar no clima, nada melhor que relembrar as aventuras anteriores do herói arqueólogo. Começamos, óbvio, pelo 1º filme: Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida.

Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida

O filme se inicia no final de uma aventura de Indiana. Ele se encontra na América do Sul, no ano de 1936, acompanhado de dois guias meio traiçoeiros, um tenta atirar em Indy, mas é desarmado pelo herói, que utiliza seu famoso chicote. O outro guia, Satipo, continua acompanhando, este é interpretado por Alfred Molina, o Dr.Octopus de Homem-Aranha 2, em sua estréia nas telas.

Os dois entram em um templo antigo, se esquivando de inúmeras armadilhas. E nesse momento, Indiana Jones protagoniza duas cenas que foram imortalizadas no cinema, a primeira é trocar o ídolo por outro objeto (no caso, um saco de areia).

Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida

Só que o peso dos objetos era diferente, acionando um mecanismo que inicia a destruição de todo o templo. Indiana e Satipo fogem, mas o guia trai o herói, roubando o ídolo e deixando-o para trás. Só que a traição têm sua recompensa rapidamente, pois Satipo é morto por uma das armadilhas. E nesse momento, vêm a outra cena clássica que só a imagem já diz tudo.

Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida

Jones consegue escapar com vida do templo, entretanto, sua alegria dura muito pouco. Um grupo de índios o espera do lado de fora, liderados por Rene Belloq, um arqueólogo francês mau-caráter e grande rival de Indiana. Infelizmente, Belloq vence e Indiana Jones escapa por pouco, de mãos abanando. Ao que parece, não é a 1ª vez que isso acontece.

Em seguida, conhecemos uma faceta interessante do personagem: sua vida dupla. No melhor estilo dos super-heróis, Indiana Jones também possui uma "identidade secreta", ele é professor de arqueologia na universidade. E seu lado professor é totalmente diferente, um nerd total, com gravata borboleta, óculos e todo formal. Depois de sua aula, o reitor Marcus Brody o avisa que alguns homens do serviço secreto querem conversar com o Dr.Jones.

Os homens revelam que Hitler financia várias expedições arqueológicas ao redor do mundo e, recentemente, uma grande escavação se iniciou nas proximidades do Cairo. Uma transmissão captada por eles mencionava Tanis, cajado de Rá e o Dr.Abner Ravenwood. Este foi professor de Jones, mas não se falam há 10 anos, e é especialista na busca da Arca da Aliança, esta dada por Deus para Moisés e onde os 10 mandamentos foram guardados. Acredita-se que a Arca poderia estar na cidade perdida de Tanis e, segundo Indiana, tudo indicava que os nazistas a encontraram.

Só que um item ainda era necessário: o cajado de Rá. Este seria colocado em uma sala do mapa em Tanis, mostrando onde fica o Salão das Almas, local onde a Arca estaria escondida. Este objeto estaria em posse de Abner Ravenwood. O governo patrocina Indiana Jones, que ruma até o Nepal, à procura de Marion Ravenwood, a filha de seu antigo professor.

Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida

Marion é dona de um bar no local, vencendo disputas de "quem bebe mais?". Indy chega ao local, sendo recebido por ela com um soco. Eles foram namorados no passado, mas as coisas não terminaram muito bem. A moça revela que seu pai morreu, Indy a questiona sobre o objeto, oferecendo uma boa quantia em dinheiro.

Ela aceita, mas pede que ele vá embora e só volte no dia seguinte. Quando ele sai, um grupo sinistro chega ao bar, liderado pelo Major Toht, um nazista que ataca Marion, exigindo o medalhão. É claro que Indiana Jones retorna ao bar, começando uma luta com os homens, com a ajuda de Marion, obviamente. O medalhão cai no fogo, quando Toht tenta pegá-lo, acaba queimando horrivelmente sua mão.

Jones e Marion então rumam para o Cairo. Lá, o herói encontra seu velho amigo, Sallah, que é um dos trabalhadores na escavação e revela que o responsável é, ninguém menos, que Belloq.

O casal anda pelo mercado, quando é atacado em plena rua. Marion se esconde em um cesto, mas é delatada por um esperto macaco espião, sendo raptada. Indiana Jones corre para salvá-la e acaba vivendo uma das melhores lutas do cinema.

Infelizmente, o caminhão onde a moça estava explode, causando a sua morte. Desconsolado, Indiana ainda tem um desagrádavel encontro com Belloq, que se regozija de sua vitória.

Sallah revela que os nazistas possuem uma réplica do cajado de Rá e estão, aparentemente, próximos de localizar a Arca. No entanto, um tradutor descobre nas inscrições da peça a altura exata do cajado, que é diferente da réplica que só possui símbolos de um lado. Ou seja, os nazistas estão cavando no lugar errado.

Como eles teriam essa réplica? A resposta está, literalmente, na mão de Toht.

Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida

A marca queimada do medalhão, marcada para sempre na mão do nazista.

Com ajuda de Sallah, Indiana se infiltra na escavação, chega na sala do mapa, utiliza o cajado de Rá, descobre a localização do Poço das Almas e, claro, da Arca da Aliança. Em seguida, acaba descobrindo outra coisa, Marion aprisionada em uma cabana. Provavelmente, trocaram os cestos para enganá-lo. Só que ele não a solta, pois assim não chamaria atenção e poderia achar a Arca.

Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida

Indy e Sallah, junto com alguns escavadores, começa o trabalho. Ao mesmo tempo, Marion tenta embebedar Belloq para poder fugir. O herói é bem sucedido e retira a Arca, porém, antes que possa subir a corda é cortada, pois Belloq o descobriu e, mais uma vez, rouba um achado arqueológico de Indiana. Para piorar, Marion também é jogada no poço, que está repleto de cobras (detalhe: cobras são o maior medo de Indiana Jones, como um bom herói, ele possui sua "kryptonita").

Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida

O casal consegue fugir, mas Indiana Jones ainda precisa vencer um nazista que é um verdadeiro gigante, a tempo de salvar Marion, que ao ajudá-lo usando uma metralhadora em vários nazistas, ficou presa em uma cabine prestes a explodir.

Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida

Começa uma frenética perseguição pelo deserto. Indiana Jones, em um cavalo branco, rouba o caminhão onde está a Arca e derrota os nazistas, um por um. Em posse da Arca, Indy e Marion conseguem vaga em um navio cargueiro e fogem.

Só que ainda não acabou, o navio é abordado por um submarino nazista. Marion é novamente capturada e a Arca apreendida. Mas, o herói ainda está livre e se disfarça de soldado nazista.

Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida

Ele arruma um lança-foguetes e ameaça explodir a Arca, caso Marion e ele não possam escapar. Porém, Belloq acerta em cheio, ao afirmar que Indiana não teria coragem de destruir uma valiosa relíquia histórica.

O casal é amarrado, enquanto Belloq inicia um ritual judaíco e abre a Arca. O resultado pode ser conferido abaixo:

A ira de Deus se manifestou sobre os homens arrogantes, que queriam determinar a hora de contemplar a face do Senhor. Indiana e Marion sobreviveram, pois permaneceram de olhos fechados, sendo humildes e reconhecendo que veriam, quando fosse da vontade d'Ele.

Indiana Jones recebe um bom pagamento do governo, mas a Arca não vai para o museu como foi prometido. O arqueólogo fica indignado, indo beber com Marion. Os agentes do serviço secreto dizem que a Arca está sendo analisada, mas o objeto está encaixotado e esquecido em um depósito.

Os Caçadores da Arca Perdida estreou em 1981, tornando-se um dos maiores clássicos do cinema. É o melhor filme de aventura de todos os tempos, inspirando A lenda do Tesouro Perdido, A Múmia, entre outros. A cena da pedra rolando é reconhecida instantaneamente, mesmo por quem não é fã da série.

Algumas curiosidades sobre esse filme:

* aqui iniciou uma série, seguida por Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984), Indiana Jones e a Última Cruzada (1989) e Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008) e o jogo de videogame Indiana Jones e a Tumba do Imperador e a série de tv Crônicas do Jovem Indiana Jones e o livro Indiana Jones e os Sete Véus;

* o 1º ator contatado para interpretar Indiana Jones foi Tom Selleck, que teve que recusar o papel devido ao seu trabalho na série Magnum;

* o nome "Indiana" veio do nome do cachorro de George Lucas;

* o nome do personagem a princípio era Indiana Smith, uma homenagem à outro personagem chamado "Nevada Smith", mas por sugestão de Steven Spielberg, Lucas decidiu trocá-lo por um nome de mais impacto, resultando em "Indiana Jones";

* hieróglifos encontrados por Indiana Jones no Poço das Almas, podem ser vistas inscrições com as imagens de R2-D2 e C-3PO, uma homenagem do diretor à série Star Wars;

* a cena da luta com o espadachim, que foi resumida em um tiro, deveria ter sido uma luta longa e memorável, mas foi encurtada devido a uma desinteria de Harrison Ford;

* o macaco utilizado nas filmagens era tão travesso que armadilhas foram espalhadas pelo set, para impedi-lo de destruir as coisas;

* Spielberg pretendia fazer um filme de James Bond, por isso, o estilo de uma missão se encerrando no começo, marca registrada de 007.

Para encerrar, o trailer original do filme:



posted by Eddie @ 18:17  
 - 

« Voltar

Perfil

Nome: Eddie
Origem: Uma galáxia distante, em um futuro próximo de um Universo Paralelo
Fã de: HQs, séries, filmes e agora, RPG
Último bom filme visto: Star Trek
Página do Orkut
Links